Marcelo Ortiz

profileimage

Marcelo é Fisiologista, treinador e atleta de triatlhon, fundou a BR Esportes em 2002.

Marcelo Ortiz iniciou nas provas de triathlon no ano de 1993. Em 1996, começou a estudar Educação Física (Unesp) fazendo seu primeiro trabalho comparando a velocidade crítica com a performance no biathlon (duathlon aquático).

No ano de 2000, ingressa no Mestrado na área de Fisiologia do Exercício e Treinamento Esportivo pesquisando índices fisiológicos que pudessem ser utilizados na prescrição do treinamento em corredores de 10km a maratona. Publica uma série de artigos científicos sobre o casamento entre índices fisiológicos e a performance na corrida. Na sequencia passa uma temporada na França estudando e aprimorando os conhecimentos envolvidos no mundo do ciclismo.

Em 2002, começa a treinar os triatletas Fábio Carvalho e Ivan Albano e anos mais tarde se tornam os melhores brasileiros na distância olímpica e Ironman respectivamente. Cria a BR Esportes nesse ano, começando a treinar também atletas amadores.

A partir de 2006 comanda curso de Pós Graduação na área de Fisiologia do Exercício e Treinamento Desportivo. Também ministra cursos em 17 capitais pelo Brasil, ingressa no Programa de Doutorado em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo/ Escola Paulista de Medicina sempre estudando performance em esportes de longa duração. Foi convidado e atuou como fisiologista do atletismo na preparação para os Jogos Paralímpicos em Londres 2012.

Nesse período treinou e revelou diversos triatletas como Marcus Vinicius Fernandes, Ariane Monticelli, Fábio Carvalho, Guto Antunes, Rodrigo Altafini, Ivan Albano, Antonio Manssur, Beatriz Neres entre outros.

Em 2013 é convidado para coordenar os treinamentos dos triatletas profissionais do Esporte Clube Pinheiros com foco em colocar um(a) triatleta do clube nos Jogos Olímpicos e vencer um Ironman.

Nesse período como treinador, conquistou uma séries de títulos como a vitória no Ironman Brasil 2015 no feminino e melhor tempo da história de uma brasileira na prova (8h59 min de Ariane Monticelli), vitória no 70.3, Foz do Iguaçu, 70.3 Punta del Leste. Campeão do Ironman Fortaleza 2015 (Rosecler Costa) e 3º colocado no geral feminino com Lívia Bustamante. Técnico da atleta que detém o recorde de melhor tempo amador feminino (9h43 min – Ciça Carvalho no Ironman Brasil 2015) . Melhor resultado de uma brasileira no mundial em Kona 2015 (Rosecler Costa) e também da 2ª colocada (Ciça Carvalho).

“Somente no ano de 2015, seus atletas conquistaram 12 vagas para o Mundial de Ironman em Kona no Hawaii.” - Treinador - Marcelo Ortiz

Também é técnico Campeão Brasileiro de Longa Distância e de Duathlon 2015. Campeão Brasileiro Profissional XTerra 2014 (Rodrigo Altafini). Técnico tri campeão do Troféu Brasil de Triathlon (Fábio Carvalho) e vice campeão com Guto Antunes. Tambem era o treinador de Ivan Albano quando ficou há 13 min da vitória no IM Brasil 2005. Treinou Fabio Carvalho no Ironman 2006 que quebrou o melhor tempo da história de um brasileiro para a distância. Ao longo dos anos classifica mais de uma dezena de atletas para o Mundial de 70.3.

Atualmente divide o seu tempo entre os atletas de alta performance e os amadores que tem como objetivo completar uma prova na distância olímpica, Meio Ironman ou Ironman ou conquistar uma vaga para o Mundial de 70.3 ou Ironman sempre pensando o treinamento de uma forma individualizada e construído a partir de dados fisiológicos. E nas horas vagas também treina para as provas de meio Ironman, fez o Ironman Brasil 2011, 2012, 2014 e em 2015 completou em 10h19 min, participou do L´Etape França 2014 e em 2015 (6o melhor brasileiro no geral).